Noite quente e repleta de metaleiros entusiastas e fresquinhos para uma noite que promete.

O “Back to Skull” é o resultado da união de forças entre a SFTD Radio e o Xxxapada NA Tromba, que teve lugar dia 29 de setembro no RCA Club com a presença de 4 fabulosas bandas nacionais: Equaleft, banda de progressive metal/groove vindos de Gaia, Porto; HochiminH, banda marcadamente industrial de Beja; Diabolical Mental State com o seu thrash/groove metal e All Against banda recente de thrash metal com muita energia para dar e vender.

Nada melhor que um evento destes para entrar em grande numa nova etapa pós-férias. Um evento com inúmeras novidades, como os novos lançamentos dos EP’s “Ashes” de HochiminH e “Feed the Machine” de All Against e o processo de conclusão dos álbuns dos Diabolical Mental State e dos Equaleft.

Às 20h30 a bilheteira estava à disposição para os mais distraídos adquirirem o bilhete do evento, previamente disponível através de reserva por e-mail no site SFTD Radio. Às 21h30, como previsto, sobem ao palco All Against. Banda de thrash metal, com muita energia e cada vez mais confiantes. Banda criada em 2015 com o seu primeiro lançamento em 2017 com o EP “Medusa”, seguido por um álbum ao vivo. A sala estava a compor-se e abriram com o tema “Rise and Fall”. Seguiram-se as poderosas “Silver Bullet” e “Crash and Burn” do primeiro EP “Medusa”. Avançaram com “All Against” e “Feed the Machine” tema com o nome do seu novíssimo EP. O público, ainda tímido, começava-se a render ao thrash poderoso e enérgico de All Against. A sala já estava bem composta. “Sociedade Hostil” tema bem em português do seu álbum ao vivo, seguida da “Strip To The Bone” também do novo EP. Ritmo rápido e agressivo, característico do thrash, riffs de guitarra a reagir à música com a voz poderosa de Rui Miguel e bateria bem rápida. Fecharam a sua atuação com “Medusa”. Banda com excelente potencial no nosso underground português.

© Jorge Pereira

All Against – galeria completa AQUI

Com um pequeno intervalo entre cada banda para a malta poder ir esfumaçando, seguiram-se os Diabolical Mental State. Formados em abril de 2011 e após terem realizado alguns concertos muito bem recebidos pelo público, decidiram em 2014 lançar o seu EP de estreia “Basic Social Control”. Começaram pelos temas do seu primeiro EP “Long Way Down” e a brutal “Village”. “The Town” e “Children Of The Tides” foram um cheirinho do novo EP a sair, chamado “Diabolic World”. A voz growling de João Saraiva é poderosa e em sintonia com o groove tocado a velocidade média com riffs ritmados e melódicos. Não faltou o mosh pit no tema “Warfar” e o tema “Home Invasion” encerrou a atuação, sendo também uma das músicas do novo EP. O público ficou com água na boca e teremos que ficar ansiosamente à espera do lançamento do EP “Diabolic World”.

© Jorge Pereira
© Jorge Pereira

Diabolical Mental State – galeria completa AQUI

Seguiram-se os poderosos HochiminH com a sua música caracteristicamente industrial, melódica, “veloz e futurista”. Nascida em 2001, a banda conquistou o público pela sua originalidade e qualidade. HochiminH tem uma demo de 4 temas lançada em 2004, um álbum em 2009 “It Has Begun” e um EP em 2017 “Shout It Out”. Abriram o concerto com “Liar” do seu álbum de 2017 “Shout It Out” seguindo-se a nova e brutalíssima “Blindness” do EP “Ashes”. Não faltou a “Enjoy The Silence”, cover muito bem conseguida da banda inglesa Depeche Mode, e o poderoso tema “I Am”. HochiminH liderada por Skatro presenteou-nos com mais músicas do seu novo EP: “Madness”, “Ashes” e “Alive”, e, terminou com a “You Let it Flow” da sua demo de 2014. Uma banda com atuações explosivas, uma enérgica presença em palco e com direito a stage dive. Continuam electrizantes e brutalíssimos. Já disponível no Spotify, poderão ouvir as músicas do novo EP.

© Jorge Pereira

HochiminH – galeria completa AQUI

A última banda a actuar foi Equaleft, grande e poderosa banda de death/thrash/groove, vindos da invicta. A banda nasceu em 2004 no Porto, Gaia, e apresentaram a sua primeira demo em 2008, desde então nunca mais pararam de tocar ao vivo. Em 2010 lançaram o EP “..the Truth Vnravels” e em 2014 o seu álbum de estreia “Adapt & Survive”. A banda liderada por Miguel ‘Inglês’ abriu com novo tema “We Defy” do novíssimo álbum em conclusão, seguida por “New False Horizons” do álbum de 2014 “Adapt & Survive” que o público continua a gostar de ouvir, também como a “Tremble” e “Maniac”. Os temas novos seguiram-se com “Once Upon A Failure” “Overcoming” “Strive” e “Endless”, e, terminaram a actuação com a “Invigorate”. Não faltou a distribuição dos famosos húngaros que, claro, nunca falham uma atuação dos Equaleft!

© Jorge Pereira

Equaleft – galeria completa AQUI

Este evento foi revigorante num período pós-férias e promete no futuro. Parabéns à SFTD Radio e ao Xxapada NA Tromba pela organização. Esperamos ter sido o primeiro de muitos.