Caetano Veloso volta a esgotar Coliseu do Porto

443
© Teresa Mesquita

Foi na passada noite de 30 de agosto , acompanhado pelos três filhos, também eles músicos e cantores, que Caetano voltou ao Porto e brindou os seus inúmeros fãs com “Ofertório”, o espectáculo desta última digressão europeia do músico.

Foi num cenário simples, que os quatro músicos atuaram e fizeram o público vibrar com os diversos temas. Vários temas cantados neste “Ofertório”, segundo Caetano, foram exigidos por Tom, nomeadamente um tema de Gilberto Gil, “O Seu Amor”, o segundo tema deste concerto.

Destaco um tema de Zeca Veloso, “Todo Homem”, foi um momento especial, Zeca tem uma voz linda, na minha opinião a melhor voz dos três irmãos.

© Teresa Mesquita

É igualmente importante referir o momento em que Moreno tocou uma Chula, este género musical tão típico da Bahia levou o público ao delírio, foi um momento único.

Os momentos da noite foram, sem dúvida, o momento em que Tom, o filho que “gosta de música sofisticada” dançou descalço em palco e a interpretação do tema “Leãozinho” tocada/interpretada por Moreno a pedido do pai. Segundo Moreno, a tarefa foi complicada mas o desafio foi aceite porque “não há nada mais importante do que fazer o pai feliz.”

Caetano Veloso canta também dois temas dedicados às mães dos filhos, primeiro à mãe de Moreno e depois à mãe de Tom e Zeca.

Foi um concerto único, tanto  talento junto  em palco e ao mesmo tempo tanta simplicidade, tanta educação e generosidade!

A não perder!

Caetano Veloso – galeria completa AQUI

28 de março de 1970. Porto. Licenciada, Pré-Bolonha, em Línguas e Literaturas Modernas, Variante de Estudos Portugueses e Franceses e Mestrado, Pré-Bolonha, em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Professora de português e francês do 3.º ciclo e ensino secundário. Apaixonada pela vida, livros, música, cinema e teatro.