Comissão Europeia apresenta primeiro estudo sobre exportação de música

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Através da iniciativa Music Moves Europe, a União Europeia tem vindo a desenvolver novas formas de articular o diálogo, a política e o apoio ao setor musical na Europa, com o objetivo de apresentar soluções para alguns dos problemas enfrentados pelos seus stakeholders. Em 2018, a Comissão Europeia lançou um concurso para desenvolver um estudo sobre uma “Estratégia Europeia de Exportação”. O estudo foi realizado por um consórcio, liderado pelo Le Bureau Export com MICA, KEA e Factory 92 como parceiros. 

O EMEE (European Music Export Exchange) elaborou uma pesquisa aos seus export offices por toda a Europa, e forneceu especialistas para os relatórios internacionais conducentes à elaboração das estratégia de exportação europeias resultantes das análises realizadas ao longo do estudo.

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma Estratégia Europeia de Exportação de Música que promova a diversidade musical e o talento para além das fronteiras europeias, e que promova o aumento da competitividade do setor da música Europeu no mercado internacional. O estudo apresenta também um balanço das estratégias nacionais de exportação de música e complementa as iniciativas existentes (incluindo as financiadas pela UE) para incentivar a circulação transfronteiriça de talentos e repertório dentro e fora da Europa e testar ideias para promover a exportação de música no futuro, inclusive através da Europa Criativa.

O estudo foi recentemente publicado, e analisa os principais desafios, oportunidades e instrumentos operacionais para aumentar a circulação transfronteiriça do repertório europeu no mundo. Adicionalmente, define um conjunto de soluções prática, como resposta aos desafios encontrados, passiveis de serem realizadas pela indústria musical com o apoio da Comissão Europeia.

Os principais objetivos e soluções resultantes do estudo foram testados e aceites pelos representantes e stakeholders de todo o setor da música na Europa, na primeira Conferência de Exportação de Música Europeia, realizada em Bruxelas, em outubro de 2019, organizada pela Factory 92

O estudo está disponível aqui:  https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/4be2f11d-216c-11ea-95ab-01aa75ed71a1/language-en/format-PDF/source-111483830 

NOVAiDS White-01