“Countless Branches” é o novo álbum de BILL FAY, anunciado para 17 de janeiro de 2020 pela Dead Ocens

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Cinquenta anos depois da sua estreia na Dream Records, Bill Fay anuncia um novo álbum – Countless Branches – a editar a 17 de janeiro de 2020 pela Dead Oceans em CD, LP e Deluxe 2xLP, com artwork da autoria de Benjamin A Vierling.

Mais escasso e sucinto que os registros anteriores, Countless Branches compila composições extraídas do acervo de material que Fay foi criando ao longo de 40 anos. Músicas inacabadas emergem com palavras e melodias recém-escritas sobre os temas recorrentes de Fay – natureza, família, ciclo de vida e a vastidão inefável do todo – como se estivessem à espera para encontrar seu lugar no atual zeitgeist. As dez músicas são tão emocionantes e pungentes como qualquer coisa que ele já tenha gravado.

Countless Branches é o terceiro álbum com o selo Dead Oceans, seguindo-se a Life Is People (2012) e Who Is The Sender? (2015), e foi produzido por Joshua Henry, com um elenco reduzido relativamente aos anteriores. O guitarrista Matt Deighton permanece como MD de confiança, e os restantes músicos tocaram em praticamente todos os todos os álbuns de Fay. Mas Henry e Fay pensaram que, desta vez, deveria haver mais Bill sozinho no piano, ou com acompanhamento mínimo.

Porque é ao piano, e com equipamentos de gravação rudimentares, que Bill tem composto música ao longo das décadas entre entre seu primeiro e mais recente álbum. O material mais recente mantém a sensação impressionista inquisitiva das primeiras músicas. Evoca paisagens, lugares antigos e sagrados, que o autor contempla, maravilhando-se. Tudo a partir daquele canto a sua sala, ao piano, enquanto o seu trabalho continua a crescer e a espalhar-se como galhos. Há décadas que as músicas de Bill Fay são os seus embaixadores. Embora relutante em tocar ao vivo e aparecer em público, a determinação e a pureza de Fay brilham no seu trabalho, e fazem dele um artista especial que partilha uma visão ampla do mundo a partir daquele seu canto da sala.

O primeiro single ‘Filled With Wonder Once Again’ vem acompanhado de um video realizado por Emily Scaife.

Countless Branches track list:

Lado A:

  1. In Human Hands
  2. How Long, How Long
  3. Your Little Face
  4. Salt Of The Earth
  5. I Will Remain Here

Lado B:

  1. Filled With Wonder Once Again
  2. Time’s Going Somewhere
  3. Love Will Remain
  4. Countless Branches
  5. One Life

DELUXE LP – Lado C

  1. Tiny – Bonus Track
  2. Don’t Let My Marigolds Die (Live In Studio)
  3. The Rooster – Bonus Track
  4. Your Little Face (Acoustic Version)

DELUXE LP – Lado D

  1. Filled With Wonder Once Again (Band Version)
  2. How Long, How Long (Band Version)
  3. Love Will Remain (Band Version)

NOVAiDS White-01