NOTÍCIAS

Dez dias para MEXER o Porto

Arranca esta sexta a 5ª edição do MEXE – Encontro Internacional de Arte e Comunidade. Entre 13 e 22 de setembro, cinema, dança, oficinas, conversas, palestras, marchas, música, exposições e performance ocupam 22 salas e espaços públicos do Porto para promover o debate em torno da construção de espaços criação, participação e cidadania em tempos de instabilidade política e social. Envolvendo mais de 400 pessoas, 27 grupos oriundos de 6 países, a 5º edição do Mexe reserva um lugar especial para a criação artística Africana, Latino-americana e do Sul da Europa. 

De 13 a 15 de setembro a pré programação do Mexe arranca com um fim de semana dedicado ao cinema documental. Serão sete documentários, na sua maioria em estreia nacional, que revelam processos e práticas artísticas que se cruzam com educação e cidadania. O pré-Mexe incluirá ainda a apresentação de Tu e Eu, e agora?uma peça do Triumph’arte – Grupo de Teatro Comunitário de Esposende e #nãoénão, uma criação do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto / PELE. As sessões de cinema terão lugar no Cinema Trindade e Associação de Moradores da Lomba, sendo seguidas de uma conversa com os realizadores e envolvidos. 

Em destaque, ao longo da semana, a programação do Mexe Praça, um ponto de encontro e discussão aberta que servirá como espaço de contacto com a cidade e o público do encontro. Localizado no Jardim de São Lázaro, será palco de uma programação musical diversa, a produção de uma fanzine diária, conversas e aparições improváveis. O Mexe Praça será ainda o palco para o espetáculo de abertura, ilha-jardim, uma criação original da PELE que ensaia novas formas de habitar o espaço de vizinhança. Um ensaio sobre povoar lugares inexistentes e transformar os lugares de sempre, numa projeção do jardim como uma ilha suspensa do mundo, para o mundo ser mais como devia. 

No Teatro Carlos Alberto, destaque às estreias nacionais de Istoé um Negro?uma proposta sobre o que é ser negro e negra no Brasil, que tenta construir estratégias de questionamento sobre a perpetuação do racismo estrutural; a proposta original de António “Bukhar” Ssebuuma e Faizal Mostrixx Ddamba, Empty the Space, que transforma o movimento num diálogo sobre o espaço nos tempos modernos, num jogo constante entre a dança contemporânea e os ritmos mais tradicionais de África; e de Synectikosa mais recente criação do espanhol Coletivo Lisarco, dedicado à dança, que trabalha nomeadamente com bailarinos com Síndrome de Down. 

Também do Brasil, Quando Quebra Queima, um espetáculo construído por estudantes que viveram o processo de ocupações e manifestações do “movimento secundarista”. A ColectivA Ocupação realizará ainda uma oficina com jovens da cidade e uma conversa em parceria com a Fundação de Serralves.  Com intensa vocação para o espaço público esta edição traz-nos ainda as propostas nacionais de Tânia Dinis em colaboração com moradores e ex moradores das Fontaínhas, Flávio Rodrigues num trabalho coral com a participação de alunos do Seminário Maior do Porto, o Coletivo Suspeito com intervenções nas estações de Metro da Trindade e de Comboios de Campanhã, e aos quais se acrescenta o Atelier Ser com uma proposta participativa a ter lugar na Feira do Cerco e Praça dos Poveiros.

No campo do pensamento “o comum” concretiza-se na 3ª edição do Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias, uma organização conjunta entre 9 entidades de ensino superior, portuguesas e estrangeiras, que contará com a participação de mais de 100 investigadores. 

O MEXE integrará ainda uma mão cheia de oficinas, conversas, apresentações de livros e instalações que envolverão diretamente mais de 300 cidadãos do Porto. Esta edição mantém o acesso gratuito a praticamente toda a programação e interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

logo grid

Some of Our Clients

Siverra lectus mauris ultrices eros in. Eget egestas purus viverra accumsan in nisl nulla nisi scelerisque euvestibulum sed risus ultricies.

Bakken Inc

Marketing

Welle LTD

AD Agency

Aasen Co.

Design Firm

Manage Lty

Managment
NOVAiDS White-01