NOTÍCIAS

Encontro imperdível: João Pais Filipe e Burnt Friedman

É um encontro a não perder. Esta sexta-feira, 25 de setembro de 2020, João Pais Filipe, aclamado baterista e percussionista português, junta-se em palco a Burnt Friedman, mago alemão da música eletrónica.

O encontro afortunado entre o baterista e percussionista João Pais Filipe e o mago da eletrónica Burnt Friedman resulta no trabalho colaborativo registado em Eurydike (Nonplace, 2020), a estreia discográfica através de um split-EP que se divide entre dois temas gravados por este duo, com outros dois captados em 2016 por Friedman, junto com o saudoso Jaki Liebzeit. Nele fazem uma ponte entre todo o trabalho desenvolvido ao longo de anos pelo duo de Friedman com o ex-baterista dos Can (falecido em 2017), ao abrigo do projeto Secret Rhythms, e este ainda recente duo cuja atividade foi revelada a público no festival Unsound. Não sendo propriamente uma continuação direta de Secret Rhythms, dada a marca autoral de Pais Filipe em todo o processo, parte de um interesse inaudito de Friedman pela percussão, aqui assumido numa música que explora todas as suas particularidades tímbricas, harmónicas e rítmicas em conluio com processos eletrónicos.

João Pais Filipe é baterista, percussionista e construtor de gongos e pratos, cuja intensa atividade tem estado intimamente ligada a projetos como HHY & The Macumbas ou Paisel, expandindo-se geograficamente numa rede de colaborações com artistas como Valentina Magaletti (no duo CZN), Z’EV ou Rafael Toral. Recentemente esteve em residência no Uganda, a convite da editora Nyege Nyege Tapes, onde colaborou com músicos locais.

Com quatro décadas de carreira, o germânico Burnt Friedman tem sido ao longo de todo este tempo uma das figuras mais cruciais no desenvolvimento de novas abordagens e formas em torno da música eletrónica. Com uma carreira que remonta ao final da década de 70 com os TOXH em duo com Wolfram Spyra, Friedman tem sido incansável na criação de possíveis futuros através de projetos como Some More Crime, Drome, Nonplace Urban Field, Flanger (ao lado de Atom Heart) ou Nine Horses com David Sylvian. No início deste século conjurou com Jaki Liebzeit a entidade Secret Rhythms, onde aprofundou ainda mais todo o seu fascínio pelos cruzamentos eletrónicos e orgânicos em torno da percussão.

Praça Conde de Agrolongo nº123
4700-312 Braga, Portugal

info@gnration.pt
+351 253142200

logo grid

Some of Our Clients

Siverra lectus mauris ultrices eros in. Eget egestas purus viverra accumsan in nisl nulla nisi scelerisque euvestibulum sed risus ultricies.

Bakken Inc

Marketing

Welle LTD

AD Agency

Aasen Co.

Design Firm

Manage Lty

Managment

Colaboradores

Acesso restrito aos Colaboradores da imagem do Som