NOTÍCIAS

Esta sexta, há um quarteto de luxo que não vai querer perder

Depois da sala esgotada no encontro entre o saxofonista britânico Andy Sheppard e o baterista português Mário Costa, o gnration apresenta um quarteto de luxo exclusivamente nacional, esta sexta-feira, 10 de julho de 2020.

Rodrigo Amado, Ricardo Toscano, João Lencastre e Hernâni Faustino formam aquilo que poderá ser considerado um quarteto de luxo, mas, ao mesmo tempo, refletem umas das mais interessantes formações dos últimos tempos no jazz nacional. Com uma atividade que se tem vindo a acentuar nos últimos dois anos, o quarteto que reúne dois saxofonistas, um contrabaixista e um baterista, afirma-se como formação chave na ligação entre as comunidades da improvisação livre e do jazz. Praticando uma música totalmente improvisada, sem recurso a quaisquer estruturas pré-definidas, o quarteto desenvolve uma música orgânica, livre, fortemente intuitiva, com ligações profundas à tradição do jazz, das suas raízes mais puras, como o gospel ou o blues, às suas encarnações mais complexas, modernas e sofisticadas.

Rodrigo Amado é um dos mais ativos músicos jazz em Portugal. Com colaborações nacionais e internacionais, onde se destacam nomes como Evan Parker, Joe McPhee e Chris Corsano, apresenta-se regularmente com diferentes formações e grupos: Rodrigo Amado Motion Trio ou Rodrigo Amado Wire Quartet. Neste último podemos encontrar Hernâni Faustino, contrabaixista que escolheu há muito o jazz de vanguarda e a livre improvisação como as suas principais áreas de atividade, tendo assinado inúmeras colaborações com músicos portugueses e estrangeiros, entre eles figuras de referência como John Butcher, Lotte Anker e Nate Wooley.

Com cinco discos editados com o seu grupo Communion, todos eles muito bem recebidos pela imprensa nacional e internacional, João Lencastre tem vindo a afirmar-se como um dos mais versáteis bateristas do jazz nacional, onde desenvolve uma atividade intensa que cruza não só as mais diversas áreas do jazz, do mainstream à improvisação livre, como também o rock, a pop ou a música eletrónica.

Apesar de ainda jovem, Ricardo Toscano é já uma das personalidades mais importantes do jazz português. Vencedor do Prémio Jovens Músicos em 2011, formou o seu quarteto em 2013 que, desde então, é umas das bandas de jazz mais ativas do panorama nacional, tocando nas mais prestigiadas salas de concerto e festivais de jazz.

Relembre os nomes que viu e ouviu no ciclo Julho é de Jazz e descubra os próximos artistas com a nossa playlist aqui.

Os bilhetes podem ser adquiridos através da bilheteira on-line, balcão gnration e locais habituais.

logo grid

Some of Our Clients

Siverra lectus mauris ultrices eros in. Eget egestas purus viverra accumsan in nisl nulla nisi scelerisque euvestibulum sed risus ultricies.

Bakken Inc

Marketing

Welle LTD

AD Agency

Aasen Co.

Design Firm

Manage Lty

Managment

Colaboradores

Acesso restrito aos Colaboradores da imagem do Som