First Breath After Coma em espetáculo inédito com mais de 70 músicos de orquestra em palco

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

2019 tem sido um ano muito completo para os First Breath After Coma: depois de lançarem o álbum visual “NU” em formato disco / filme, embarcaram numa digressão nacional e europeia, estiveram 24 horas a tocar ininterruptamente no Festival A Porta, criaram concertos especiais com Noiserv (Bons Sons), e com os Whales (Há Música na Cidade),  pisaram o palco principal do Vodafone Paredes de Coura,  criaram momentos únicos de proximidade com o público em pequenos clubes no circuito Super Nova, e ainda tiveram oportunidade de partilhar palco com uma das bandas de referência para o projeto, Efteklang.

2019 termina e 2020 começa com um espectáculo tão ambicioso quanto especial, com a Banda de Música de Mateus em duas datas únicas: 28 de dezembro de 2019 no Teatro José Lúcio da Silva em Leiria e 4 de janeiro de 2020 no Teatro Municipal de Vila Real. Serão mais de 70 músicos desta formação de Vila Real, que comemora o seu 209.º aniversário, a recriar em palco alguns dos melhores momentos da carreira dos First Breath After Coma.

Banda de Música de Mateus deve a sua formação a Frei Vicente, por volta do ano de 1810. No início, a ideia era ensinar uns rapazes com o fim de os habilitar a cantar na missa, mas o grupo de cantores organizou-se, cresceu e passou a sair para tocar nas ruas, romarias e espaços culturais. 
A atividade da Banda de Música de Mateus tem sido ininterrupta, em 1990, foi-lhe atribuída pela Câmara Municipal de Vila Real, a “Medalha de Ouro – Mérito Municipal”, pelos serviços prestados à comunidade e tem actuado, ano após ano, em vários festivais, concertos, festas e romarias, dentro e fora de Portugal

Com mais de  60 elementos efectivos com uma média etária de 19 anos, e dirigidos pelo maestro Carlos Pereira, funciona também como Escola de Formação, onde são recrutados os novos músicos.

O mais recente “NU”, lançado em março de 2019, é uma revolução na sonoridade dos First Breath After Coma. e muito mais que um disco: é um álbum visual, em formato disco / filme, com todos os temas desta obra a ganharem imagens pelo olhar único da CASOTACollective, num alinhamento narrativo com Rui Paixão (performer português que integra o Cirque Du Soleil) como personagem principal.

Esta peça audiovisual foi nomeada, finalista e vencedora em festivais de cinema nos Estados Unidos, Islândia, Itália, Alemanha, Reino Unido e Portugal. Ao vivo, “NU” tem percorrido palcos nacionais e internacionais, somando mais de 30 concertos em vários territórios europeus.

Concertos com orquestra organizados por Omnichord Records:

28 dezembro 2019: Leiria, 21H30 – Teatro José Lúcio da Silva
Bilhetes: 10€

04 janeiro 2020: Vila Real – Teatro Municipal de Vila Real
Bilhetes: 10€

NOVAiDS White-01