Godspeed You! Black Emperor – Anatomia da Melancolia

É música para fechar os olhos e seguir o som, cuidadosamente construído com densidade, distintas camadas e estruturas complexas.
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Considerado um clássico da prosa em língua inglesa, Anatomia da Melancolia por Robert Burton, é um estudo «filosófico, médico e histórico» sobre a natureza da melancolia que, hoje em dia, designamos por estados depressivos. Estes estados são, por vezes, associados à musica dos Godspeed You! Black Emperor, que estiveram na noite de domingo, 10 de novembro de 2019, no Hard-Club, a celebrar os 13 anos da produtora AmplificaSom.

Apesar deste elo melancólico comum, as musicas da banda são cuidadosamente estruturadas de diferentes formas, para que nunca sejam semelhantes entre si. A ausência da demarcação tradicional de faixas de voz e coros ajuda a fortificar o impacto mental do coletivo. É música para fechar os olhos e seguir o som, cuidadosamente construído com densidade, distintas camadas e estruturas complexas.

© Igor de Aboim

Os Godspeed You! Black Emperor subiram ao palco do Hard Club com os seu oito elementos (três guitarristas, dois baixistas, dois bateristas e uma violinista) em formação semi-círcular. Acompanharam o concerto por projeções analógicas, fazendo uso de antigas maquinas cinematográficas de 8 milímetros, que ajudam no impacto causado por cada uma das peças musicais.

© Igor de Aboim

Ao longo de quase duas horas, os Godspeed You! Black Emperor dissecaram as varias fases da psique do publico que enchia a sala, como se de uma sessão de terapia se tratasse. Quando a banda abandonou o recinto, deixando o seus instrumentos num envolvente loop, ficou na ar a expectativa de um encore. Tal não foi o caso: em vez disso, dois dos membros voltaram para manipular e desconstruir o som, um amplificador de cada vez, até que o dissiparem completamente.

Neste mundo, cada vez mais polarizado e descontente, deveríamos ter mais bandas que nos fizessem reflectir sobre o mesmo sem uma única palavra.

Godspeed You! Black EmperorGaleria Completa

OUTRAS NOTÍCIAS

NOVAiDS White-01