IAN é a nova confirmação no MIL | Lisboa, 25-27 março 2020

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

IAN, o projeto artístico da violinista Ianina Khmelik, foi anunciado como uma das novas confirmações do Festival MIL – Lisbon International Music Network, que acontece de 25 a 27 de março de 2020 em várias salas no Cais do Sodré em Lisboa.

IAN (o projeto) caracteriza-se pela fusão de elementos pop, trip-hop e eletrónica com uma forte presença de instrumentos clássicos como piano acústico e violino, frutos da experiência clássica de Ianina.

A artista editou recentemente o single “BoardingNow” em conjunto com o seu teledisco, um vídeo realizado e protagonizado pela mesma.
Este vídeo e single representam o primeiro avanço do seu disco de estreia (primeiro longa-duração), com edição agendada para março de 2020, perto das datas do MIL.

Antes da apresentação no MIL, IAN abre o concerto dos TheGift no próximo dia 14 de fevereiro de 2020 no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra, integrado na digressão de teatros Primavera / Verão que tem esgotado salas por todo o país.

Ianina Khmelik chegou a Portugal com 15 anos. Sozinha com o seu violino, que a acompanha desde os seus 4 anos de idade. A primeira digressão pelo mundo fora na Orquestra Virtuosos de Gnessin, com apenas 8 anos, e tinha-a levado um pouco por todo o mundo. Atualmente é o 1.º violino na Orquestra da Casa da Música do Porto. Todas as semanas na Sala Suggia interpreta os clássicos e os contemporâneos de forma exímia.

A vida de IAN nasceu depois das pautas e da música dita clássica. O rigor e a estética fazem também o resto do seu caminho.

Março de 2018 marcou o início da sua grande aventura em nome próprio. Lançado o Ep #1 com dois temas, WEIRD e WAR, apresentou-os ao vivo no México (maio) e na Rússia (junho) e fez também a primeira parte dos The Gift nos Coliseus de Lisboa e Porto. Outubro de 2018 trouxe um novo EP, com 3 canções, encabeçado por “Spring or Desire”, um novo vídeoclipe estreado em televisão e o Airplay de rádio nacional. Em novembro 2018 apresentou-se no Festival para Gente Sentada (Braga) e no Super Bock em Stock (Lisboa). O ano de 2019 iniciou-se com o concerto no festival Clap Your Hands Say F3st! organizado pela Fade In, Omnichord Records e Rastilho Records, e continuou pelo país fora: Plano B (Porto) , Clinic (Alcobaça), Museu Municipal de Faro, entre outros. O verão de 2019 ficou marcado como o “verão no estúdio” – em preparação para o lançamento do seu primeiro álbum. Em outubro de 2019 fez uma digressão por várias cidades no México.

Em março de 2020 prepara-se para se apresentar ao vivo no MIL – Lisbon International Music Network e lançar o seu primeiro disco de originais.

NOVAiDS White-01