Loading...
DESTAQUESNOTÍCIAS

IKFEM 2017: João Vaz, Tiento Nuovo, Best Boy, Emilio Villalba & Sara Marina são as primeiras confirmações

IKFEM

O órgão de João Vaz, a música barroca interpretada por Ignacio Prego e o seu ensemble Tiento Nuevo, o concerto didático para toda a família de Emilio Villalba & Sara Marina, e o folk-indie-pop dos Best Boy são as primeiras confirmações do IKFEM – International Keyboard Festival & Masterclass.

De acesso gratuito, mas limitado à lotação dos espaços, o festival criado pela pianista Andrea González em 2013, realiza-se pelo quinto ano consecutivo na Eurocidade Valença-Tui, entre os dias 21 e 25 de Julho.

Composto por concertos, mas também masterclasses e workshops, este festival tem como fio condutor os instrumentos da família das teclas como o piano, o fortepiano, o órgão, a concertina, o cravo, o acordeão, a sanfona e o teclado electrónico.

Com o intuito de fortalecer as sinergias entre a cultura portuguesa e a espanhola, o IKFEM oferece um programa artístico diversificado que abrange diferentes géneros musicais que vão do medieval ao barroco passando pelo jazz, do clássico à electrónica, sem esquecer o lírico, pop, indie, folclore e sinfónico.

Depois do pianista Pedro Burmester, dos cravistas Ana Mafalda Castro e Julio Galvão, e da fadista Maria Ana Bobone, o IKFEM anuncia a presença do primeiro músico português no cartaz deste ano: o organista João Vaz. Natural de Lisboa, doutorou-se em Música e Musicologia pela Universidade de Évora e faz recitais por toda a Europa. Consultor permanente para o restauro do conjunto de seis órgãos da Basílica de Mafra, é professor de órgão na Escola Superior de Música de Lisboa; director artístico do Festival de Órgão da Madeira; e é, desde 1997, titular do órgão histórico da Igreja de São Vicente de Fora.

Criado Ignacio Prego, Tiento Nuovo são um grupo de música barroca que reúne alguns dos mais importantes intérpretes de referência nacional e internacional. Considerados um dos grupos que mais respeita e protege a música barroca na actualidade, têm como líder aquele que é descrito pela crítica como o mais distinto cravista da sua geração. Acompanhado pelo franco-italiano Emmanuel Resche-Caserta, um dos violinistas barroco mais influentes da actualidade, e pela violoncelista madrilena María Martínez, Ignacio Prego vai apresentar no IKFEM um espectáculo especial, dedicado ao barroco.

Este será um espectáculo para toda a família. Um concerto didático intitulado “Amadís y el tesoro de la música”. A história de um cavaleiro medieval que encontra um pergaminho misterioso. Uma viagem através de músicas antigas, por reinos distantes no tempo mas próximos geograficamente.

Em cena, Emilio Villalba (viola de teclas, sanfona, cítara, alaúde, harpa gótica e viola medieval) e Sara Marina (clavisimbalum – cravo medieval, acórdeão, lira, darbuka, pandeiros e narração), interpretam música escrita para instrumentos que são autênticas máquinas para viajar no tempo.

Naturais de Tui, são uma das grandes revelações da música galega. Com influências de funk, soul, rock, pop e jazz, os Best Boy apresentam-se como uma banda fronteiriça e vão dar a conhecer o seu primeiro disco, “Cross the border”, no IKFEM 2017.