NOTÍCIAS

JOÃO GIL lança “A Marcha da Polícia”

No dia 20 de Novembro de 2019 deu-se uma manifestação de agentes policiais que, apesar das suas justissimas reivindicações, gerou muita discussão e polémica. Naquele dia de filas de trânsito intermináveis preocupei-me com a nossa democracia, que vivia mais um dia no seu sono profundo e debitei para o meu telemóvel frases soltas durante o pára-arranca. À noitinha juntei as peças todas e escrevi “A Marcha da Polícia”. Nunca imaginei que viria a acontecer o que veio a acontecer. Agora, e mais que nunca, envio um abraço a todos os agentes que têm estado sempre na linha da frente e que cumprem diáriamente o que juraram defender: a nossa Constituição. 

JOÃO GIL

JOÃO GIL é o mais recente artista a garantir o seu agenciamento pela SONS EM TRÂNSITO, dois dias apósestrear o novo tema “A Marcha da Polícia” no jornal Público e na RTP, tendo servido de mote a um debate na RTP3, numa iniciativa que o músico diz ser “um manifesto pela democracia”.

Inspirada na manifestação realizada em 2019 em Lisboa, por agentes da PSP e da GNR, “A Marcha da Polícia” viria a ser escrita nessa mesma noite, sendo agora lançada numa altura em que os acontecimentos no mundo se sucedem a um ritmo frenético, desde a Covid-19 ao assassínio de George Floyd, em Minneapolis, que deu origem a movimentos e marchas anti-racistas em numerosos países, Portugal incluído. No contexto socio-político nacional, “A Marcha da Polícia” é um alerta para a apropriação que a extrêma-direita tentou fazer dessa manifestação, como parte de uma agenda política que desde então não tem parado de crescer em Portugal, à semelhança de vários países, pondo em risco a democracia, a Europa e tudo o que tem vindo a ser conquistado não só com o 25 de Abril mas até antes, com o que aconteceu a seguir à II Guerra Mundial. JOÃO GIL espera que a sua letra seja interpretada como um abraço à polícia, que tem de estar ao lado da Constituição e da democracia e ficar imune a tentativas de subversão por forças anti-democráticas.

“A Marcha da Polícia” é um piscar de olhos ao rap de intervenção e é por isso que foi gravado em Almada, cidade que JOÃO GIL considera ter uma sonoridade única. Gravou com Nuno Espírito Santo (baixo), Rafa [Rafael Gil] seu filho (guitarras), Marco Cezario (bateria) e Vasco Ribeiro Casais (Nychelharpa) nos Estúdios Ponto Zurca com João Martins Rui Dias. O videoclipe é da autoria de Vasco Pinholque procurou seguir um modelo de imagem como o canal de informação americano CNN, uma espécie de telejornal em que JOÃO GIL aparece num cantinho, como que a assegurar a linguagem gestual.

JOÃO GIL, compositor e guitarrista, é um dos nomes mais (re)conhecidos da música portuguesa. Dos Trovante à Filarmónica Gil, passando pela Ala dos Namorados, Rio Grande, Cabeças no Ar, Baile Popular ou, mais recentemente, os Tais Quais ou o Quinteto Lisboa, a vida de JOÃO GIL é pautada por grandes sucessos que suplantam a notoriedade dos grupos por onde passou e nos quais deixou o seu forte contributo. Ao longo da sua actividade como músico assinou a banda sonora de alguns filmes portugueses, como “Ao Sul”, de Fernando Matos Silva, “Rosa Negra”, “Flores Amargas” e “Adriana” de Margarida Gil. O teatro também faz parte do seu percurso profissional, tendo composto para as peças “O Ano do Pensamento Mágico”, “Sexo, Drogas e Rock n Roll” e, mais recentemente, para o recital de “Ode Marítima” – que o junta em palco a Diogo Infante, um projecto de música e poesia de enorme sucesso nacional e internacional. Ao longo de mais 40 anos de música portuguesa, JOÃO GIL distingue-se como compositor de algumas das músicas que farão, para sempre, parte da memória colectiva nacional: “Saudade”, “125 Azul”, “Loucos de Lisboa”, “Postal dos Correios”, entre tantas outras, são exemplos de canções com a sua assinatura, que se tornaram verdadeiros fenómenos de popularidade.

logo grid

Some of Our Clients

Siverra lectus mauris ultrices eros in. Eget egestas purus viverra accumsan in nisl nulla nisi scelerisque euvestibulum sed risus ultricies.

Bakken Inc

Marketing

Welle LTD

AD Agency

Aasen Co.

Design Firm

Manage Lty

Managment
NOVAiDS White-01