NOTÍCIAS

Moonspell e Paus reforçam o cartaz do North Music Festival

Há mais duas bandas a compor o cartaz da quarta edição do North Music Festival (NMF).

Os Moonspell, grupo responsável pelos êxitos “Opium”, “Alma Mater” ou “Extinct”, estreiam-se no palco com vista privilegiada para o Rio Douro, no ano em que assinalam o lançamento do seu novo álbum. Também PAUS é um dos mais recentes anúncios do festival. A banda, que já conta com uma década de existência, lançou, no final do ano passado, o seu mais recente CD “YESS”, o quarto da sua discografia.

1992 marca oficialmente o ano da formação dos Moonspell. Mas a banda, atualmente composta por Fernando Ribeiro, Mike Gaspar, Pedro Paixão, Ricardo Amorim e Aires Pereira, começou a ganhar popularidade três anos mais tarde, com o lançamento do seu álbum de estreia “Wolfheart”. Desde então, o grupo já editou mais de uma dezena de discos e realizou inúmeras digressões por todo o mundo. Em 2017, os Moonspell, que já contam com quase 30 anos de carreira, lançaram o álbum “1755”, uma reflexão sobre o Grande Terramoto de Lisboa que aconteceu nesse ano. O CD de raiz metal é integralmente escrito em português.

O quarteto PAUS iniciou o seu percurso discográfico com o lançamento do seu primeiro EP, em 2010, intitulado “É Uma Água”. Um ano mais tarde, o grupo formado por Joaquim Albergaria, Hélio Morais, Makoto Yagyu e Fábio Jevelim, lançou a sua quinta longa-duração cujo título escolhido foi o próprio nome da banda. Depois do sucesso de “Madeira”, em 2018, uma referência à ilha da Madeira – que conta com as músicas “L123” ou “Faca Cega” – no ano passado, a banda lançou o seu EP “LXSP”, que contou a contribuição de Kastrup ou Maria Beraldo, e ainda o álbum “YESS”.

O cartaz do North Music Festival conta, assim, para o primeiro dia de festival, 22 de maio, com Deftones, Moonspell e PAUS. No dia seguinte, sobem ao palco The Script, The Waterboys e Sensible Soccers. O evento que marca o arranque dos festivais de verão em território nacional vai contar ainda com várias experiências como passeios de barco com DJ, jam sessions, street food para todos os gostos ou wine gardens.

NOVAiDS White-01