NOTÍCIAS

MUMI seleciona 12 artistas da Galiza e Portugal para programação de showcases

O comité de seleção, formado por profissionais das distintas empresas galegas e portuguesas que integram o MUMI, fixou a escolha entre as 185 propostas musicais recebidas desde a Galiza e Portugal, seguindo critérios de qualidade e diversidade, com o objectivo de dar espaço a projetos de ambos territórios e contemplando um amplo leque de estilos musicais. A esta seleção de showcases há que envolver a animação de rua do projecto Organeta, e mais dois showcases que se anunciarão em breve e que se integrarão dentro da secção OFF para o programa de concertos de música electrónica no final da noite em locais de Verín.

A menos de 20 dias para do primeiro encontro profissional de música entre a Galiza e Portugal, a organização do MUMI avança a primeira seleção de showcases que vão ter lugar em distintos espaços da localidade de Verín nos dias 12, 13 e 14 de março 2020. Serão num total de 12 concertos, mais uma animação de rua, que incluem alguns abertos ao público geral. A seleção de propostas é uma mostra da diversidade de estilos e formatos musicais dos dois territórios, numa programação que mistura novos valores e figuras consagradas em espetáculos multidisciplinares para o público familiar e adulto.
 
Na semana anterior ao encontro será anunciada a programação completa, que se integrará também um concerto de abertura, atividades profissionais e outros dois showcases dentro da secção OFF com música electrónica em locais de Verín ao final da noite.
 
A programação profissional incluirá encontros e palestras com festivais, salas, programadores públicos, e empresas que patrocinam música; speedmeetings (encontros rápidos) entre profissionais do sector, e os próprios showcases com uma seleção de artistas e bandas da Galiza e Portugal, numa feira sectorial com a presença das empresas das diferentes áreas do sector. O Camiño e o feito do Xacobeo 2021 serão tratados especificamente neste apartado como grandes geradores de oportunidades para o sector aproveitando o seu património cultural e os espaços naturais que oferece.
 
SELECÇÃO DE SHOWCASES:
 
Barry White Gone Wrong (PT) A sua música é uma mistura perfeita entre o som glamoroso, sexy e cheio de atitude, onde não falta a profunda e icónica voz de Peter de Cuype. Considerada uma das bandas de rock and roll, blues e soul de referência em Portugal, bastante acolhida entre a imprensa especializada e o público português.
 
Bed Legs (PT) Rock intenso pincelado de rhythm and blues e pura energia. Para os Bed Legs não existe meio termo. Estão sempre no limite da navalha, e não hesitam lançar-se a um precipício melancólico, se for necessário.

Cassete Pirata (PT) Esta banda pop, formada por João Firmino, Margarida Campelo, Joana Espadinha, António Quintino e João Pinheiro, chega com uma música que desperta distintas emoções e sensações. Desde a introspeção e a nostalgia até à procura de respostas ás dúvidas da humanidade.

Luca Argel (PT) Em formato simples e intimista, Luca Argel envolve o espectador em histórias cantadas, que vão da ternura ao amor. Vocalista e compositor de diversos grupos musicais, o seu samba seduz mediante a doçura e a singeleza, acabando por absorber e transformar o quotidiano.
 
Magín Blanco e A Banda das Apertas (GZ) Magín Blanco é uma das grandes referências da música galega para todos os públicos, graças a hinos internacionais que misturam melodias pop, rock, reggae ou bossa nova com relatos que falam de aspirar a um mundo melhor, e imagens que nos aproximam a novas linguagens.
 
O Sonoro Maxín (GZ) Prémio Martín Códax da Música 2017, esta banda de reencontro de velhos amigos da música galega. Depois de mais de 150 concertos por todo o país, chegam com o espetáculo De navallas e cumbias, um caminho de ida e volta para partilhar os momentos e os lugares em que nasceram, cresceram e amaram.
 
Os d’Abaixo (GZ) Integrada por grandes da música galega, procedentes de Berrogüetto e Fía na Roca, gostam de investigar a tradição e oferecer trabalhos mais cuidados. Depois de percorrer alguns dos festivais folk mais populares da Europa, apresentam um novo repertorio, adiantando aquilo que será o seu próximo disco.
 
Silvia Penide (GZ) Cantautora, guitarrista e intérprete, quando sobe ao palco Silvia tem uma cumplicidade direta e instantânea com o público. Ganhadora do Premio Martín Códax da Música 2016, partilhou o espaço e momentos com artistas como Amancio Prada, Uxía, Guadi Galego, Mäbu ou Mercedes Peón.
 
Xacobe Martínez Antelo Trío (GZ) Excelente músico e contrabaixista nesta formação com Xosé Miguélez e Max Gómez. Apresenta um trabalho profundo e maduro, totalmente ancorado no presente com ritmos bebop, hardbop ou funk. Foi finalista nos V e VI Prémios Martín Códax na categoria de melhor projeto de Jazz e Músicas Improvisadas.
 
Ezetaerre (GZ) Garchu, Pirola e Petrowski criaram com Ezetaerre um rap de luta em galego que, em pouco tempo já se converteu numa das bandas revelação na Galiza. A sua música é uma ferramenta para mudar a realidade, sempre debaixo de uma mesma vontade: dignidade, solidariedade e humildade.
 
Familia Caamagno (GZ) Energéticos os cinco infraseres -como eles mesmo se consideram- a Familia Caamagno juntam no seu novo disco melodias pop, ritmos frenéticos e com o único objetivo de fazer dançar. Isso sim, mantendo esse rock and roll de inspiração e com um ar renovador.
 
Oîma (GZ) Antía, Olalla e Martiño criaram música tradicional de composição própria, que liga os ritmos galegos com os de outras latitudes, desde o chapeloise até à rachenitsa. Definem o seu primeiro trabalho discográfico Ala! como uma viagem no tempo e no espaço na que os mapas e o calendário fazem parte da música.  
 
ANIMAÇÃO DE RUA
 
A Organeta (GZ) A serra mágica de Pulpiño Viascón e um adorável pássaro fantoche estarão presentes num espetáculo inesquecível que irá encher as ruas de Verín com a música de A Organeta. Um instrumento musical mecânico de origem inglesa de adoção galega que até lê livros de música, funcionando à manivela!

logo grid

Some of Our Clients

Siverra lectus mauris ultrices eros in. Eget egestas purus viverra accumsan in nisl nulla nisi scelerisque euvestibulum sed risus ultricies.

Bakken Inc

Marketing

Welle LTD

AD Agency

Aasen Co.

Design Firm

Manage Lty

Managment
NOVAiDS White-01