MUNDO CÃO apresentam “É sempre essa treta do amor eterno que me lixa”

Após o regresso às edições discográficas, com o lançamento do novo álbum “Desligado”, os Mundo Cão dão agora início à digressão de apresentação do disco e lançam “É sempre essa treta do amor eterno que me lixa”, o novo single e videoclip.

Um texto de Valter Hugo Mãe sobre a música de Miguel Pedro, que conta uma das mais angustiantes contradições do amor: o amor e a solidão. Depois do tema “Dá-me Amor ou Ódio”, os Mundo Cão regressam à temática rousseauniana do amor como uma antinomia fundamental: o eterno conflito entre o amor pelo outro e o amor por si próprio, núcleo fundante da pergunta primordial – o que é o ser humano?

Marcos Cosmos, o realizador do videoclip, descreve-o assim: “Na sala vazia de um bar, noite após noite, a bailarina centra o seu olhar no único espectador (de rosto intencionalmente coberto pela sombra), estabelecendo um silencioso diálogo carregado de solidão. No camarim, agora transformado em confessionário, o diálogo (silencioso para o espectador) dá lugar às palavras ditas que tomam o lugar das palavras cantadas. Sem nenhuma atitude exuberante como a música, agora festiva, podia sugerir, ele realiza o seu derradeiro acto de libertação da solidão que há muito carregava.”

“Desligado” apresenta uma dezena de composições originais com letras de Adolfo Luxúria Canibal, Valter Hugo Mãe e Carlos Conceição, não fosse a singular simbiose entre as canções rock e a poesia portuguesa de qualidade a imagem de marca da banda. Este que é o quarto álbum na carreira dos Mundo Cão é, segundo os próprios, “um disco maduro, de sombras e luz, envolto em ambientes densos e que vive da dualidade entre matizes introspectivas e outras mais expansivas e até coloridas, num regresso ao formato da melodia da canção rock. É também um álbum muito pensado para tocar ao vivo”.

O grupo formado por Pedro Laginha (voz), Miguel Pedro (bateria), Vasco Vaz (guitarra), Frederico Cristiano (teclado) e Canoche (baixo) prepara-se agora para apresentar “Desligado” numa tour que irá percorrer o país.