GABINETE DE IMPRENSA

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O BASQUEIRAL está de volta para a 3ª Edição

O BASQUEIRAL regressa nos dias 14 e 15 de Junho a Santa Maria de Lamas para a terceira edição que se pretende, como é já seu apanágio, ruidosa quanto baste. A receita está encontrada, decibéis em doses industriais, cuidadosamente recolhidos nas fontes mais recônditas da música alternativa e devidamente temperados com especiarias visuais e sensoriais. São quatro o número de palcos e muitas as bandas que os pisarão, algumas de paragens bem distantes das fronteiras lusas, numa estreia do Festival no acolhimento de projectos internacionais. Debitarão decibéis por entre as árvores e o património arquitetónico dos Jardins do Parque, Igreja e Museu de Santa Maria de Lamas. A eletrónica, o rock, o indie, o punk, o metal, a world music, o hip hop, todos estarão presentes, contribuindo para que o BASQUEIRAL se transforme numa paleta de sons.

GLOCKENWISE, CONJUNTO CORONA, K-X-P (Finlândia), SURMA, LA JUNGLE (Bélgica), CAVE STORY, NERVE, VAIAPRAIA, SOLAR CORONA, JORGE DA ROCHA, NU, ACID ACID, SHARED FILES, BLIND THE EYE, PALMERS e RITMARE, a 14 e 15 de Junho, um regalo para os sentidos.

O reforço da oferta de outras experiências culturais que não as musicais continuará a ser um dos nortes da Organ-ização, mantendo-se a aposta na Companhia Persona enquanto Curadora e Criadora da ramificação artística do Festival, o BASQUEIRART.

A fasquia só poderia ser para elevar, não só pela ousadia das novas instalações artísticas que se multiplicarão pelos jardins e salas do Museu, incluindo os terraços dos edifícios, mas também pela maior envolvência da comuni-dade e pelo abraçar de outras expressões urbanas como a Street Art, a fotografia e a BD.

Destacam-se duas novidades.

Uma obra a centenas de mãos que consiste num Mural Participativo de grandes dimensões, em que a toda a população será convidada a participar, recuperando-se um espaço degradado.

O acompanhamento dos concertos e demais peripécias do Festival através de uma narrativa em desenhos, a ser partilhada em tempo real nas redes sociais do Festival, é a outra novidade do BASQUEIRART.

Os mais pequenos não serão esquecidos. O BASQUEIRAL JÚNIOR, espaço a cargo do Serviço Educativo do Museu de Lamas, apresentará um conjunto de actividades lúdicas e pedagógicas especialmente direcionadas à música que visam apurar os sentidos e estimular a criatividade dos pequenotes. Tem como grande novidade para esta edição uma oficina de “Música para Bébés”.

Num passo mais, rumo à consolidação do Festival, estreia-se o Parque de Campismo do Basqueiral, localizado mesmo junto ao recinto, para receber os que não querem arredar pé do centro do turbilhão.