Orquestra Jazz de Matosinhos e Orquestra Sinfónica da Casa da Música partilham o palco no sábado

A Orquestra Sinfónica da Casa da Música volta a partilhar o palco com a Orquestra Jazz de Matosinhos no próximo sábado, dia 18 de Maio às 18h00, num concerto especial dedicada ao Jazz Sinfónico. Dirigidas pelo maestro estoniano Olari Elts, as orquestras vão interpretar “Night Creature” de Duke Ellington, “Sinfonia em três andamentos” de Igor Stravinski, e, em estreia nacional, a “Sinfonia nº 5” para orquestra, big band e guitarra eléctrica, de Erkki-Sven Tüür.

Poderá uma orquestra sinfónica swingar? Duke Ellington achou que sim e para isso escreveu uma obra inspirada na noite, o seu habitat natural. Já o estoniano Erkki-Sven Tüür embarca numa linguagem mais moderna, ou não fosse a sua sinfonia uma composição mais recente e o seu autor uma figura de proa no contexto da música contemporânea. No arranque do concerto vai ouvir-se a primeira grande obra americana de Stravinski, compositor que se tornou cidadão norte‑americano em 1945.

Esta será a terceira vez que a Orquestra Jazz de Matosinhos e a Orquestra Sinfónica da Casa da Música tocam juntas. O primeiro encontro aconteceu em 2008 e o segundo em 2010.