GABINETE DE IMPRENSA

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

“Plain Heart” – 2.º Single dos Inwater

A Whale Records tem muito gosto em vos apresentar o segundo single dos Inwater“Plain Heart”, com a participação especial de Caroletta – A Rapariga do Chiado.

Totalmente gravado, produzido, misturado e masterizado nos Whale Studios por Miguel Moreira e Rui Duarte, este tema faz parte do futuro álbum – “Wet Dreams” e estará disponível nas principais plataformas digitais de venda de música no próximo dia 19 de Junho.

Previsto para muito breve está, também, o lançamento do terceiro single – “Nobody Else Than Me”

Sobre os INWATER

O INICIO

Em 2014, numa península outrora habitada, Miguel Moreira e Rui Duarte deixaram para trás o cais e lançaram-se pela estrada marítima tendo apenas um rumo em mente -o Norte.
Um ano depois, tomaram consciência que a água tem a capacidade de guardar memórias, mergulharam no profundo azul e assim surgiram os Inwater.
Os sussurros antigos que tinham o hábito de chamar a música transformaram-se em manifestos claros de expressão artística e com esta nova procura imergiram nos estúdios Whale para produzir e gravar o álbum de estreia – Wet Dreams.
Esta viagem proporcionou-lhes a oportunidade de vaguearem nos mistérios de cada música. Miguel e Rui levaram 15 músicas ao imaginário do oceano, resgataram-nas com uma nova vida, e deixaram que elas próprias se expressassem, integrando-se na visão de ambos.

A MÚSICA

Os Inwater não podem ser categorizados numa única forma particular ou conteúdo musical. E também não querem. Preferem antes inspirar-se em estímulos e derivações, e não num género de música ou arte. São doces, meigos, rápidos, agressivos, são um barco apaixonado no lago e a Godzilla a emergir do escuro do oceano.
Como eles próprios dizem:
“O que melhor descreve a nossa música é o facto de, na nossa perspectiva, termos a habilidade de alcançar o que cada música precisa. Além disso, deixamos que seja sempre ela a mostrar-nos o caminho. Esta abordagem dá-nos a hipótese de explorar um número infinito de possibilidades guiadas apenas pelo potencial da música, e com calma e perseverança, ela cresce por si própria. Só temos de desfrutar.”
Após muitas horas de trabalho e a mesma proporção de boa disposição, os estúdios Whale, segunda casa da banda, passa a ter uma cumplicidade inerente à própria respiração híbrida dos Inwater. Assume portanto o papel de quartel-general.

A OUTRA METADE

Em 2016, André Pires, que até então tinha sido um amigo e grande apoiante da banda, entra para o baixo e passa a acompanhar os Inwater nesta jornada.Em Março de 2018 a rota de João Barbosa cruza-se com a dos Inwater. Esta coincidência que a banda acredita não ter sido ao acaso, revela que o lugar da bateria estava apenas à espera da pessoa certa. A vivacidade, energia e dedicação de João não só é contagiante, como também se enquadra perfeitamente no ADN dos Inwater.

AO VIVO

A 22 de Fevereiro 2019, 3 anos depois e 15 temas gravados, a banda lança, de forma independente, o primeiro single My Tragedye prepara-se para iniciar a tour Wet Dreams With You.
Os Inwater apresentam-se ao vivo com aproximadamente 2H15 de espectáculo. Além das músicas originais, a banda traz consigo algumas surpresas. Entre elas é possível ouvir, com roupagens próprias ao estilo deste quarteto, uma versão de Cambodia, de Kim Wild, So Long, de Fisher Zed, e para os menos atentos, uma pequena versão, quase escondida, de Patricia, de Florence And TheMachine.
O concerto dos Inwater é muito mais do que apenas música. A banda desenvolveu uma experiência sensorial, com introduções fantasmagóricas e misteriosas, excertos de música original escrita especialmente para o efeito, discursos simbólicos entre as músicas… e estes são apenas alguns exemplos das texturas que os Inwater trazem consigo para oferecer uma viagem ao mundo alucinante de Wet Dreams.
Do rock alternativo mais pesado à simplicidade das guitarras acústicas, a descarga e a energia não só é imensa e intensa como também uma celebração arrebatadora.

O OUTRO LADO DOS INWATER

Além dos Inwater, Miguel Moreira e Rui Duarte são também produtores musicais. Trabalham há muito tempo como equipa, a explorar composições, novos caminhos para a música e combinações sonoras.São tão criativos quanto são rigorosos profissionalmente, e com estes dois, nunca poderemos ter a certeza do que virá a seguir…apenas a certeza de que será o melhor de cada um deles.

NOVAiDS White-01