GABINETE DE IMPRENSA

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Prana com novo Álbum: Ser Nenhum

Depois de apresentarem ‘Não te Dás a Ninguém’, ‘Mulher ou Comandante’ e ‘Vaso Chinês’, os Prana trazem ao mundo 13 novos temas, produzidos por João Bessa no Boom Studios, cantados em português, que exploram o pessoal e o íntimo de cada um não esquecendo aquilo que nos envolve e rodeia.

  Vaso Chinês foi o último single apresentado antes do lançamento de ‘Ser Nenhum’.

  O «’Vaso Chinês’ conta a história de todos nós, de como, por vezes, confundimos a necessidade com a dependência», explica Miguel Lestre, autor da letra e vocalista do trio. Um objeto reconhecido por todos como de extremo valor e de uma beleza ímpar, mas cujo real uso se esgota num adorno, numa peça de excentricidade que espelha a fragilidade do materialismo. O vocalista simplifica o sentido: «Eu preciso daquelas coisas. As coisam querem que eu pense que preciso delas.»

  Uma ode à pertença, ao possuir, à inversão de valores numa sociedade hiper modernista que se rege pelo ter sobre o ser. ‘Ser Nenhum’ é feito de batalhas internas e psicológicas, passando pelo fatalismo ou pela injustiça quotidiana, até à definição do materialismo enquanto ser. Entre os caminhos do ter e do ser, os Prana vão vincando uma personalidade num registo cada vez mais seu.

  ‘Ser Nenhum’ é espelho desta personalidade que brinca entre harmonias mais frenéticas e melodias que conseguem suspender o ouvido. No fim, tudo converge numa estética cada vez mais distinta e as tonalidades flagrantemente rock misturam-se com as construções eletrónicas. Assim nasce e renasce ‘Ser Nenhum’.

  Os Prana assumem-se pela primeira vez como trio e desta vez, a colaboração externa deu-se fora do estúdio numa cooperação transatlântica. Uniram esforços com o diretor de fotografia brasileiro Locca Faria, responsável pela conceção da imagem de Ser Nenhum. Autor de capas de artistas como Milton Nascimento e Sarah Vaughan, Locca Faria afirma que aceitou o convite ‘com uma alegria enorme. Lembra-me o Clube da Esquina 2 de Milton Nascimento onde tudo que fizemos era criado entre nós de uma maneira solidária, feliz e repleta de emoções’.

  Depois do concerto de apresentação esgotado na Casa da Criatividade, os Prana preparam-se para novos concertos com datas a ser anunciadas brevemente.

 

NOVAiDS White-01