PRINCE: AS NEVER SEEN BEFORE EM PORTUGAL

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Prince sobe ao “palco” do ArrábidaShopping (Vila Nova de Gaia) em mais de 50 fotografias inéditas em Portugal naexposição PRINCE: As Never Seen Before by Steve Parker, de 12 de setembro a 2 de novembro. A exposição integra fotografias inéditas de Prince da autoria deSteve Parke, diretor de arte do músico durante 13 anos, numa parceria com a Iconic Images, uma das mais conceituadas agências de gestão de arquivos fotográficos do mundo,que após o sucesso da exposição Iconic Bowie, no ano passado, partilha agora, em imagens, alguns dos melhores momentos de Prince.

A exposição é composta por mais de 50 fotografias e conta com a curadoria de Cristina Carrillo de Albornoz Fisac, crítica de arte, autora de livros e curadora que trabalha com a Iconic Images, museus e galerias de todo o mundo, e de Ana Moura, fadista e artista amiga de Prince, que é também o destaque principal do cartaz musical paralelo da mostra, estando prevista uma atuação num registo de conversa cantada em tom intimista de algumas versões de Prince, assim como a partilha de histórias, no dia da inauguração da exposição, dia 12 de setembro.

Sobre a sua ligação a esta exposição, como co-curadora, Ana Moura afirma “O ArrábidaShopping vai ter um programa dedicado ao Prince. A partir de setembro vão poder ver a exposição, com uma seleção de fotografias raras e inéditas. Vão existir também momentos musicais, filmes, histórias e algumas surpresas preparadas por mim. Vamos celebrar esta grande lenda da história da música”.

As fotografias que integram a exposição são da autoria de Steve Parke e fazem uma “viagem” pelos férteis anos 90, apanhando alguns períodos mais icónicos da carreira de Prince Rogers Nelson.

“A exposição revela o lado mais íntimo e sedutor do lendário músico de Minneapolis: criativo, brincalhão, irreverente, extrovertido, mas também terno e um génio introspetivo. Este é o resultado da relação única entre Steve Parke e o cantor. Ele trabalhou lado a lado com Prince ao longo de 13 anos como diretor de arte no seu estúdio em Paisley Park ”, refere a curadora Cristina Carrillo de Albornoz.

Steve Parke
Steve Parke 
é um fotógrafo, ilustrador e designer premiado. Durante 13 anos trabalhou para Prince como seu diretor de arte na casa-estúdio Paisley Park, criando e desenhando tudo, desde capas de álbuns e guitarras de pintura manual, até merchandising e desenho de tours e vídeos, entre outras tarefas improvisadas. O trabalho fotográfico que realizou com Prince foi publicado em várias revistas reconhecidas internacionalmente, como aPeople, a Rolling Stone e a Vogue em livros comoPrince Stories, do Purple UndergroundEm 2017, publicou o livro de sua autoria Picturing Prince: An Intimate Portrait.No dia da inauguração da exposição, dia 12 de setembro, Steve Parke estará presente para a apresentação e lançamento deste livro, em exclusivo, na Almedina em Portugal. (Mais informação sobre Steve Parke: www.steveparke.com).

Durante os dois meses da exposição PRINCE: As Never Seen Before by Steve Parke são vários os momentos de festa e celebração previstos no cartaz da programação paralela:Prince Tribute, uma festa e tributo de vários músicos com coordenação do baterista e produtor Fred Ferreira, numa co-produção com o HardClub Porto (dia 5 de setembro), lançamento do Livro/Catálogo Picturing Prince: An Intimate Portrait (livraria Almedina, ArrábidaShopping), com presença de Steve Parke, exibição em sala UCI Arrábida 20 de títulos com Prince que prometem fazer reviver filmes marcantes em grande ecrã, a par de momentos musicais com Ana Moura e outras surpresas.

Para Paulo Valentim, diretor do ArrábidaShopping, “após o enorme sucesso da exposição Iconic Bowie, continuamos apostados em surpreender os diversos públicos que nos visitam com experiências multissensoriais: fotografia, música e cinema. Durante dois meses, e sob o mote Prince, o ArrábidaShopping voltará a ser uma casa de “portas abertas” às múltiplas formas de arte e do espetáculo”.

Ficha técnica da exposição

Entrada gratuita
12.09 l 02.11.2019

Horário:
Segunda a domingo: 9:00 às 23:00
Sexta, sábado e véspera de feriados: 9:00 às 24:00

NOVAiDS White-01