NOTÍCIAS

“Sound in the Absence of Language” de 23 a 25 de janeiro de 2020 na Fundação Serralves

Entre os dias 23 e 25 de janeiro de 2020, decorre o projeto de performance duracional Sound in the Absence of Language na Fundação de Serralves, durante o horário de abertura do museu.

Sound in the Absence of Language é um projeto de grupo liderado pelo artista britânico Mark Fell. Trabalhando com um grupo de estudantes da Staatliche Hochschule für Gestaltung Karlsruhe (HfG), o projeto é uma resposta ao museu – às suas características arquitetónicas e acústicas, ao seu pendor visual e aos protocolos de circulação e comportamento. Durante três dias, o grupo embarca numa performance duracional que assume a forma de intervenções sonoras no espaço, sistematizadas.

Tendo como base uma parceria com a Staatliche Hochschule für Gestaltung Karlsruhe (HfG), Sound In the Absence of Language parte de uma residência pelos alunos da pós-graduação em Media Art sob a supervisão de Mark Fell tendo como foco o desenvolvimento, a exploração e a análise de abordagens sistemáticas ao som, ação, espaço e tempo. Ênfase particular é dada a padrões e estruturas colaborativas que são definidas, atuadas e investigadas pelo grupo ao longo do projeto. Da mesma forma, a posição e o papel do público são considerados e colocados dentro do tecido sistemático dos trabalhos.

Focado numa forma de pensamento habilitada pela prática, o projeto oferece aos alunos participantes uma rota para metodologias expandidas. Assumindo a liderança dos alunos, a abordagem paradigmática do projeto, baseada no processo enquanto material emergente, negoceia e estabelece novos modelos radicais para práticas de arte-educação “situadas” e facilita relações inovadoras entre os parceiros institucionais.

NOVAiDS White-01