GABINETE DE IMPRENSA

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Teresa Salgueiro ilumina o Convento do Carmo com comemoração dos 25 anos de Lisbon Story

Teresa Salgueiro vai assinalar os 25 anos volvidos sobre a homenagem de Wim Wenders à nossa capital, prestada com o filme Lisbon Story, com um espectáculo especial que irá levar a um dos mais belos espaços da cidade, as ruínas do Convento do Carmo, canções originalmente incluídas no filme e ainda temas que versam, precisamente sobre Lisboa. O concerto será ainda “emoldurado” por efeitos em vídeo mapping concebidos pela conceituada empresa OCubo, responsável pelo festival de luz Lumina.

Passaram 25 anos desde a estreia de “Lisbon Story” – o documentário transformado em filme – dirigido pelo conceituado realizador alemão Wim Wenders. A narrativa cinematográfica interlaça-se com a música dos Madredeus, na voz inconfundível de Teresa Salgueiro, a actriz principal, desvendando uma Lisboa cheia de memórias, cheia de segredos e lugares por descobrir.

Hoje, mais do que a celebração de algo que não se pode repetir, Teresa Salgueiro propõe-nos uma viagem e uma reflexão sobre a própria condição humana, tendo a cidade de Lisboa como ponto de partida. Desde a busca incessante de sons por Philip Winter, a desilusão de Friedrich Monroe até à voz de Teresa que nos transporta através das melodias de um sentimento particular português.

As migrações, a hospitalidade, a falta de diálogo, os sorrisos, a partida, o retorno e a saudade. A história e as histórias de a cidade. De Lisboa para o mundo.

Teresa Salgueiro convida-nos a assistir a um espectáculo que conta também com a participação especial de OCUBO, empresa de referência na tecnologia de vídeo mapping, responsável, por exemplo pelo Festival Lumina. Para o espetáculo Lisbon Story OCUBO desenvolveu vários conteúdos de multimédia personalizados que, juntamente com sequencias do filme, serão projetados nas paredes do Convento do Carmo – ilustrando assim aquelas que serão certamente noites inesquecíveis de beleza ímpar.

Nestes concertos, Teresa é acompanhada em palco pelo seu companheiro de longa data, o virtuoso José Peixoto na guitarra, Óscar Torres no contrabaixo, Rui Lobato na bateria, percussão e guitarra e Fábio Palma no acordeão. Serão interpretadas canções do filme e dos Madredeus, bem como temas dos seus dois discos originais e músicas que representam o percurso vibrante, caleidoscópico e multicultural da cidade de Lisboa.