THE ALCHEMIST, PARCELS e PRINCESS NOKIA no 24º SUPER BOCK SUPER ROCK

63

Nos dias 19, 20 e 21 de julho, o ecletismo volta a ser um dos pontos fortes do Super Bock Super Rock, com a música mais autêntica do momento distribuída pelos diferentes palcos espalhados pelo Parque das Nações, em Lisboa. E há grandes novidades para dois desses palcos: Parcels e Princess Nokia atuam no Palco EDP nos dias 19 e 20, respetivamente, e The Alchemist (DJ que acompanha Eminem) atua no Palco Somersby no dia 20 de julho.

THE ALCHEMIST


Alan Daniel Maman é The Alchemist para o mundo da música, um dos principais produtores da atualidade. Desde a adolescência que encontra no hip hop o meio ideal para se expressar, fazendo as suas próprias letras, com um espírito urbano e rebelde. Juntamente com Scott Caan, filho de James Caan, formou um duo chamado “The Whooliganz” e em 1993 chegou o primeiro single “Put Your Handz Up”. O facto de não ter sido o sucesso que se esperava, fez com que Al se concentrasse no processo de produção e assim começou a desenhar-se o seu brilhante futuro enquanto produtor. Evidence, Dilated Peoples e Mobb Deep foram alguns dos nomes a beneficiar do talento de Alchemist, uma autêntica máquina de produzir alguns dos beats mais incríveis dos últimos vinte anos. Nas, Fat Joe, Jad Kiss ou Snoop Dog são notáveis testemunhas dessa capacidade de Al. Além de todo este trabalho enquanto produtor, tem também três discos a solo, todos muito recomendáveis: “1st Infantry” “No Days Off” e “Chemical Warfare”. Atualmente é o DJ principal de Eminem, com quem segue em digressão neste ano de 2018. No entanto, já confirmou a sua passagem por Portugal, para animar o Palco Somersby do Super Bock Super Rock, dia 20 de julho.

PARCELS


Os Parcels nasceram na Austrália, na cidade costeira de Byron Bay, mas entretanto fixaram-se em Berlim, na Alemanha. Apesar desta mudança, a banda mantém uma certa atmosfera australiana, mais familiarizada com o sol e a praia do que com o clima cinzento do centro da Europa. Se aquilo que se pede é uma música que incentiva à dança, sem pretensões e sem perder o bom gosto, os Parcels oferecem uma das melhores propostas dos últimos tempos. O currículo de Patrick Hetherington, Louise Swain, Noah Hill, Anatole Serret e Jules Crommelin revela um percurso diverso que vai desde o metal ao folk, o que que acaba por influenciar o som desta nova banda, formada no ano de 2014. O EP “Hideout” revela um electro-pop apaixonado pela década de 70, sem vergonha de usar sintetizadores para alimentar o seu funk, com ecos da banda Chic ou até dos saudosos Bee Gees. Em 2017, editaram o single “Overnight” com a colaboração dos Daft Punk – juntando-se assim a banda australiana ao  grupo restrito de artistas que já contou com a produção da mítica banda francesa. “Overnight” é mais um irresistível convite à dança que pode ser ouvido no 19 de julho, no Palco EDP do Super Bock Super Bock.

PRINCESS NOKIA


Princess Nokia é um dos nomes mais promissores do hip hop mundial, uma prova viva de que o hip hop é um dos géneros mais dinâmicos da atualidade, oferecendo uma série de vozes novas e cativantes a cada ano que passa – e a jovem Destiny Nicole Frasqueri é, sem dúvida, uma delas. Depois de uma infância e adolescência conturbadas, encontrou refúgio nas rimas que começou a escrever aos 16 anos de idade. Militante dos valores feministas e sintonizada com a cultura queer, Princess Nokia não vira a cara à luta, apresentando um registo combativo que vai muito além das canções que grava ou das suas performances ao vivo – o ativismo desta jovem faz-se mesmo na rua, sempre que se depara com alguma injustiça. Em 2014 editou o primeiro disco, “Metallic Butterfly”, um registo que mostrava uma mulher de causas, sim, mas também uma artista interessada na música, convocando vários géneros e influências para a construção da sua própria linguagem. E o sucesso do disco “1992 Deluxe” é apenas a confirmação de que estamos diante de uma estrela. Com o carimbo da Rough Trade Records, este registo conquistou o público e a crítica, merecendo mesmo estar incluído em algumas listas dos melhores de 2017. Temas como “Tomboy” mostram que o futuro é todo de Princess Nokia, passando já pela conquista do futuro a curto prazo – isto é, dia 20 de julho, no Palco EDP do Super Bock Super Rock.