GABINETE DE IMPRENSA

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

THE ROOTS confirmados EDPCOOLJAZZ

The Roots é a mais recente confirmação da 16ª edição do EDPCOOLJAZZ. Atualmente residentes como banda e parceria de Jimmy Fallon, no seu programa “Late Night”, os The Roots marcam presença na edição de 2019 do festival, numas das raras aparições na Europa. Dia 9 de Julho é a data marcada no Parque Marechal Carmona em Cascais.

Em 2002, a música “The Seed” (colaboração com Cody Chesnutt) transportou a banda para uma dimensão de maior reconhecimento, nunca perdendo a áurea de banda de culto, que o mundo vem reconhecendo na ultima década como sendo artistas absolutamente incontornáveis nos dias de hoje. O reconhecimento chega de todas as áreas artísticas. Da colaboração com Elvis Costello no álbum “Wise up Ghost”, passando por ligações a John Legend e prémios ganhos em parceria com Erykah Badu, os The Roots apresentam-se na atualidade como um dos coletivos mais importantes e reconhecidos na música atual.

O caminho foi iniciado na Philadelphia High School for Creative Performing Arts onde o rapper Black Thought (Tariq Trotter) e o baterista ?uestlove (Ahmir Khalib Thompson) se conheceram e cedo se destacaram por performances que se tornaram lendárias. O caminho levou-os a clubs nos Estados Unidos da America e mesmo até abordagens à Velha Europa. Em Janeiro de 1995 avançam com “Do You Want More?!!!??!!”, o primeiro álbum gravado para uma editora major. A diferença aconteceu logo nesse momento: ao invés dos inúmeros samples utilizados em álbuns de hip-hop, o álbum foi gravado sem recurso a qualquer tipo de material pré-gravado ou existente.

THE ROOTS – EDPCOOLJAZZ'19 from Live Experiences on Vimeo.

A diferenciação do grupo foi sendo tão notória que rapidamente chegaram os Grammys, nomeações para diversos prémios, e tornaram-se destaque em festivais de renome por todo o mundo como o norte-americano Lollapalooza ou o mítico Montreaux Jazz Festival (Suiça). Atualmente são muito mais do que um fenómeno do universo da música urbana, e do hip-hop em particular, os The Roots concentram em si a coolness da atualidade. Por todas as razões, que vão da qualidade musical impar, até à vibe ao vivo, é fácil perceber quão único e raro é o momento de os poder ver na Europa, o dia 9 de Julho. É um compromisso obrigatório nas agendas dos apaixonados por música autêntica! Give it up for The Roots!

Também já confirmados no cartaz da 16ª edição do EDPCOOLJAZZ está Diana Krall, Tom Jones, Jamie Cullum, Snarky Puppy e Jacob Collier.