NOTÍCIAS

Xinobi leva Gisela João para a pista de dança

“Fado Para Esta Noite” já tem videoclipe e é mais uma prova de que as diferentes sonoridades podem (e devem) andar de mãos dadas
Misturar Electrónica e Fado nunca foi uma premissa para Xinobi. Depois de conhecer Gisela João no espetáculo “Caixinha de Música”, no qual a fadista interpretava 15 temas de diversos compositores tão diferentes como Frank Sinatra ou Amy Winehouse, concluiu que tinha de trabalhar com alguém com aquela voz e personalidade, sentimento que ficou reforçado depois de ouvir o disco de estreia da artista.

Xinobi explica que a eletrónica e o fado “são dois géneros muito dificeis de fundir”, sendo que este novo single “tornou-se provavelmente num dos maiores desafios” a que já se propôs, sendo certo e sabido que explorar outras roupagens num género musical tão tradicional e português quanto o fado é caminhar em terreno sinuo- so. Ainda assim, depois de testar a faixa em alguns clubs e no Festival NOS Alive, percebeu pela reação do públi- co que o tema teria de ser editado.

Em “Fado Para Esta Noite” a inconfundível voz de Gisela João junta-se a um místico instumental de Xinobi. O resultado é um tema intenso em que o fado ganha uma nova abordagem sem, no entanto, perder o sentimento ou as suas raízes.

Xinobi é um dos criadores da Discotexas, juntamente com Moullinex. Depois de explorar a música de dança como campo para a consciencialização social, no seu segundo álbum “On The Quiet”(2017), Xinobi lançou ainda, em 2018, dois EPs pelas editoras internacionais Anjunadeep e pela MoBlack. Em Portugal teve ainda tempo para lançar o seu Remixes EP via Discotexas com nomes como Tensnake, Rampa, Pete Herbert e Ali Kuru. Xinobi é ainda conhecido pelos remixes que faz regularmente para artistas como Tensnake, Sbtrkt, John Avener, John Grant, Toro Y Moi, Nicolas Jaar, Riva Starr, Agnes Obel, Moullinex e Kris Menace.

O disco homónimo de estreia de Gisela João (2013), por sua vez, é um marco na História do Fado contemporâneo. A sua voz grave e poderosa, a forma como se entrega às palavras e como permite que dominem a sua prestação, bem como a sua atitude mais rebelde que foge aos cânones de Alfama, são a prova de que o talento impera aqui e também além fronteiras, onde de resto actua regularmente.

logo grid

Some of Our Clients

Siverra lectus mauris ultrices eros in. Eget egestas purus viverra accumsan in nisl nulla nisi scelerisque euvestibulum sed risus ultricies.

Bakken Inc

Marketing

Welle LTD

AD Agency

Aasen Co.

Design Firm

Manage Lty

Managment
NOVAiDS White-01