IDS(5)

IAN apresenta disco de estreia “RAIVERA” ao vivo no Westway LAB, Guimarães – CCVF / Grande Auditório a 15 de outubro de 2020

IAN apresenta o seu disco de estreia “RaiVera” ao vivo no CCVF / Grande Auditório no próximo dia 15 de outubro, 5ª feira, pelas 23H30.

Este concerto marca o arranque de uma digressão de apresentação deste trabalho e integra a programação do Westway LAB 2020, Guimarães, recentemente anunciada.

RaiVera” é o disco de estreia de IAN, projeto a solo da violinista Ianina Khmelik (violinista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música), editado a 21 de agosto pela Vespertine Records.

Este disco é sobretudo um exercício de liberdade, que IAN preza e pratica, quer na forma magnífica como funde a electrónica com melodias cativantes, quer na atitude que transmite em palco, com uma imagem fortíssima.

RaiVera” é um neologismo composto que em russo significa “paraíso” (rai) e “fé” (vera). Nesta aglutinação dos dois termos, nasce o nome do disco que, tal como IAN, é a conjugação das várias influências musicais, pessoais e profissionais. O título esperançoso pode enganar pelo seu aparente otimismo quando comparado com o que dizem as nove canções. Mas, ao mesmo tempo, não o desmentem. As canções de “RaiVera” são narrativas, pequenas vinhetas ora melancólicas (Again), ora mais festivas (Good Girl – 1º SIngle), ora dolorosas (a magnífica Vera que fecha o disco de forma mais que perfeita) – consultar texto completo de apresentação do disco AQUI.

A produção de Nuno Gonçalves (The Gift) é cúmplice nesse entendimento e confere a “RaiVera” uma coerência musical e afectiva rara.

Além dos singles “Boarding Now”, editado em 2019, e “Good Girl” lançado agora, o disco de estreia de IAN conta com um total de nove temas originais, incluindo uma colaboração com Pedro Oliveira (Sétima Legião).

Através deste projeto, IAN procura distanciar-se do seu trabalho como violinista clássica, na música e na imagem que apresenta em palco. IAN e Ianina são a mesma pessoa, mas com maneiras artísticas diferentes.

Últimas Reportagens
Menu

Bem-Vindo(a)!