Chvurches, “Screen Violence”

SUSPEITO - PEDRO BRÁS MARQUES
Infelizmente, o novo trabalho não traz grandes novidades, antes enfileirando na zona pálida e bocejante da pop mainstream.

Cumprindo uma regularidade quase trinitária, mas felizmente pouco santa, os Chvurches acabam de lançar mais um disco, “Screen Violence”, o quarto da carreira. O trio escocês dispensa grandes apresentações, já que é sobejamente conhecido, incluindo em Portugal, onde já actuou várias vezes.

Chvurches | “Screen Violence” | 201

Infelizmente, o novo trabalho não traz grandes novidades, antes enfileirando na zona pálida e bocejante da pop mainstream. Não é que sinais desse conformismo já não existissem, mas tornaram-se ainda mais evidentes. Escute-se o tema de abertura, “Asking for a Friend” e registe-se como a vocalização de Lauren Mayberry e os arranjos da composição são idênticos a uma miríade de propostas que por aí circula, piorando na proposta seguinte, a canção de estreia “He Said She Said”.

Felizmente, pelo menos num par de temas, nota-se uma vontade em fazer algo diferente. É o que acontece na muito boa “Good Girls” e especialmente “How Not To Drown”, talvez porque a presença de Robert Smith tenha ajudado a corrigir os níveis de açúcar. Aliás, a colaboração do líder dos The Cure é significativa porque permite comparar este trabalho com o que realizou com os Crystal Castles e de que saiu a fabulosa “I’m not in Love”. Nem são necessárias explicações…

Aliás, os Chvrches têm regularmente convidado outros músicos de áreas musicais mais negras, como Matt Berninger, dos The National e Hayley Williams, dos Paramore, o que leva a supor que querem manter o pavilhão indie hasteado, apesar do barco ter sido tomado por outros corsários sonoros… Aliás, o maior sucesso da carreira da banda de Glasgow é “Here With Me”, a colaboração com o DJ Marshmello, com mais de meio bilião de streamings…

Portanto, um disco que nada acrescenta, onde se nota que o conformismo criativo da banda de Glasgow é o seu maior inimigo.

Pedro Brás Marques

#um_dia_um_disco_pbm

Últimas Reportagens
Menu

Bem-Vindo(a)!