GABINETE DE IMPRENSA

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Norte-americana Weyes Blood apresenta aclamado novo disco em novembro no gnration.

Weyes Blood apresentará Titanic Rising, disco editado em abril na conceituada editora Sub Pop e apontado já como um dos melhores discos de 2019. Apresenta-o em Braga a 5 de novembro. Os bilhetes já estão à venda.

A cantora e compositora Natalie Mering, que se apresenta como Weyes Blood, está de volta em novembro para a sua quinta passagem por território luso, depois da estreia em 2015 com presenças em Braga e Lisboa. Desde então, apresentou-se novamente em Lisboa, estreou-se em Guimarães, Vila Real e Porto, no Primavera Sound 2017, e ainda assegurou a abertura do concerto de Father John Misty no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, também em 2017.

Nascida em Santa Mónica, na Califórnia, a cantautora de 30 anos assinou contrato em 2018 com a prestigiada editora Sub Pop e estreia-se no selo de Seattle com o novo disco Titanic Rising, o quarto longa-duração da carreira, lançado em abril deste ano e aclamado já pela imprensa internacional como um dos trabalhos do ano. Natalie projeta o seu próprio universo em Titanic Rising, onde navega com alma pelos mistérios da vida. De forma intrigante, Weyes Blood desempenha o papel de antropólogo melódico, às vezes melancólico, através do espaço e do tempo, num disco recheado de canções que resultam de epifanias e simbologias.

Desde a sua estreia em 2011, com The Outside Room, lançado em edição própria, que Natalie Mering tem vindo a conquistar a atenção de músicos, críticos e público, construindo uma carreira sólida que a coloca como uma das cantautoras mais interessantes da atualidade. De Kevin Morby a Father John Misty, Weyes Blood tem sido convidada para assegurar as primeiras partes de extensas digressões, além de ser presença assídua em diversos festivais e salas de renome um pouco por todo o mundo.

Natalie Mering estará de regresso ao gnration, quatro anos depois da noite em que deu a conhecer The Innocents (2014), segundo disco da sua carreira e editado pela norte-americana Mexican Summer, casa que acolheu gente como Jessica Pratt, Kurt Ville ou Marissa Nadler. The Innocents antecede a From Row Seat to Earth (2016), disco também editado pela Mexican Summer e que o jornal britânico The Guardian pontuou com nota máxima.

O concerto de Weyes Blood é a primeira confirmação para o último trimestre de 2019 em Braga. O próximo trimestre, que irá de julho a setembro, tem já confirmados Kevin Morby (8 julho, em concerto no ciclo gnration@, a decorrer no Museu D. Diogo de Sousa) e Nubya Garcia (12 julho, inserido no ciclo Julho é de Jazz).