Souvenir tour de OMD – O 40º Aniversário de “Electricity”

«So, if you´'ve never seen this before, we play dance music.»

Os Orchestral Manoeuvres in the Dark (OMD) iniciaram a digressão europeia comemorativa dos seus 40 anos a 15 de Outubro de 2019 na Aula Magna de Lisboa, e no dia seguinte na Casa da Música do Porto. Seguem-se os palcos europeus, com mais de 40 concertos agendados até Fevereiro de 2020. Da formação original da icónica banda britânica de eletrónica e synth pop, nascida nos finais dos anos 1970, mantêm-se Andy McCluskey e Paul Humphreys.

A primeira parte foi assegurada pelos Cavaliers Of Fun, banda formada em em 2009, em Londres, e vencedora da 2ª Ediçao EDP Live Bands em 2015. Num registo «pop tropical futurista» tocaram alguns dos seus êxitos, como Future Cop!, Valley of Dreams, Astral Division, Gold, entre outros.

© António Cochofel

Os OMD entram em palco ao som de Art Eats Art/La Mitrailleuse Intro e começam o concerto com Isotype. A seguir a um «Olá» Andy adverte «So, if you’ve never seen this before, we play dance music» e, de facto, toda a plateia vibrante se levanta para dançar, e assim continua até final do concerto. Depois é a vez de Tesla Girls. Bem-disposto, Andy brinca «So, you know, it´s not a Michel Jarre concert…but the dance gets worse…follow me», continuando num psicadelismo electrónico sempre a pular ao som de History of Modern, no final da qual Andy grita «Yesss! Fantastic!».

Segue-se Pandora´s Box, e é a vez de Paul cantar Forever. Reaviva-se a memória com vários êxitos: Souvenir, singledo LP de 1981 Architectre & Morality que dá o nome à tour, Joan of Arc, Time Zones, Almost, lado B do primeiro single, e uma estreia – Don´t Go, single lançado em outubro deste ano.

© António Cochofel

Outros tantos hits estão reservados para a festa, como So In Love, Regret, Dreaming, Locomotion, Sailing On The Seven Seas. Agradecem ao público a comemoração do aniversário da banda, e finalizam com o incontornável Enola Gay.

Aplaudindo até não poder mais, a audiência não desmoraliza e o encore é triplo com If You Leave, Secret e Electricity que fecha o ciclo onde a história começa: o primeiro single dos OMD a ser editado em 1979, e reeditado este ano pela quarta vez, com entrada direta para o primeiro lugar do top.

Orchestral Manoeuvres in the DarkGaleria Completa

Menu

Bem-Vindo(a)!