The Catenary Wires editam Til The Morning dia 14 de Junho

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The Catenary Wires são Rob Pursey e Amelia Fletcher. Especialistas em duetos indie emotivos, capturam o espírito de Nancy Sinatra e Lee Hazelwood, Serge Gainsbourg e Brigitte Bardot, e lançam-nos numa Inglaterra moderna. As músicas que daí resultam agradam aos fãs de Courtney Barnett e Kurt Vile ou Isobel Campbell e Mark Lanegan. Neste álbum, juntam-se a eles Andy Lewis (Paul Weller Group, Spearmint) no violoncelo, mellotron e percussão, e Fay Hallam (Makin ’Time, Prime Movers) no órgão Hammond e backing vocals. Matthew King (um compositor clássico) toca piano. Nick e Claire Sermon tocam metais. E a zona rural de Kentish oferece o som ambiente.

Sobre TIL THE MORNING

O álbum foi gravado em 2018 na Sunday School, no meio do nada em Kent. É um grande passo em frente comparando com o seu primeiro álbum (Red Red Skies na Elefant Records/ Matinee Recordings): mais complexo e sedutor, com um som de várias camadas que reflete uma variedade de instrumentos adicionais, incluindo harmonium, sinos e um velho reboque. Foi produzido por Andy Lewis, que recentemente produziu álbuns para Judy Dyble e French Boutik. Dream Town é o primeiro single do disco que será editado dia 14 de Junho na St. Pancras Old Church em Londres. A banda irá tocar no Reino Unido em Julho, nos EUA em Agosto e na Alemanha ainda este ano.

MATT HAYNES, ex-chefe de Sarah Records, escreve:

Quando um fio é pendurado em dois pontos fixos, a forma que faz é uma catenária. A sua beleza está na sua simplicidade – tão natural, tão sem esforço.

E quando duas pessoas que, depois de brilharem num quarteto de bandas pop lendárias, se tornaram elas próprias lendas pop, decidem deixar a cena independente de Londres para se instalarem num distante canto verdejante de Kent… mas quem então, num dia de inverno, agarram na pequena guitarra da sua filha, só para ver o que acontece… o som que eles fazem é The Catenary Wires, aka Amelia Fletcher e Rob Pursey, anteriormente dos Tender Trap, Marine Research, Heavenly e da proto-riot-grrrl machismo-mocking punk-pop explosão Talulah Gosh.

Longe da cidade, tornas-te mais consciente das estações do ano, das estrelas, da sua pequenez arrepiante no vasto vazio escuro do espaço. Nenhum candeeiro de rua ilumina o teu caminho de volta para casa e para a tua família. Essas coisas podem assustar-te. E os ritmos que ouves não são os de um bombo e baixo, mas da vida ao redor das estradas e campos.

Til The Morning não é música folk, fetichizando o rústico e o passado com noções de autenticidade. As gravações podem ser caseiras numa sala insonorizada, com cada suspiro claro como a respiração numa manhã gelada, e a caixa de um velho reboque de metal batido com um bastão, mas eles são informatizados e polidos para um brilho quente. E quando o canto dos pássaros preenche as falhas, ele vem com reverberação.

Também não é lo-fi, impreciso e sinuoso – por que é duas pessoas que passaram a vida a criar pérolas pop de três minutos de repente iriam fazer isso? As músicas são organizadas porque tudo o que está lá é o que precisa estar, com a maior parte sendo interpretada por Amelia e Rob – mas se algo extra é necessário, há pessoas na vila que vão ajudar: a vizinha Fay Hallam está no órgão, e Nick e Clare Sermon nos metais. (Há também o piano de Matthew King na faixa-título, enquanto o produtor Andy Lewis providencia o violoncelo e percussão.)

Nas bandas anteriores, a precisão inacreditável das letras poderia ser negligenciada no tumulto musical. Agora, a poesia claramente brilha. E assim, em “Sixteen Again” – uma evocação de partir o coração da súbita e inesperada viuvez – a voz de Amelia racha no espaço em torno de uma única corda de guitarra: “It came without warning / No more tomorrow mornings / For you”.

Dito isso, Til The Morning inventa um rico ambiente de câmara a partir de sua instrumentação mínima, música e humor em espiral a partir da claustrofobia introspectiva da sua estreia, “Red Red Skies”, para… aqueles grandes céus negros e estrelas brilhantes e frias. Agora, não são apenas os relacionamentos que são disfuncionais, é o próprio mundo, um mundo pós-Trump, pós-Brexit no qual tens medo pelo futuro dos teus filhos (“I wish that I could stay their hands / As they reach for their bibles / And their rifles”) e as palavras “wedding party” invocam não só confetis, mas ataques aéreos dos EUA.

Tal como Amelia e Rob, as músicas cresceram. Eles são assombrados por um ar de desconforto (“Headlines when we don’t come home / We had good times / Don’t cry that you’re all alone / Cos we’re with you wherever you go”), e a correria eufórica de “I’ll Light Your Way Back” encobre um apelo desesperado: “Find me please – it’s getting late.” A música pop é toda sobre puxar a esperança da letra mais triste ao envolvê-la numa melodia deslumbrante e – sem nenhuma penugem e barulho para compartilhar a carga – as melodias aqui aparecem e derretem e sobem. As vozes de Amelia e Rob são extraordinárias: íntimas, emocionais, complexas e conversacionais, obscurecendo os papéis de apoio e liderança. Rob parece mais seguro de si do que em Red Red Skies, carregando com confiança as músicas; e, como Amélia pulsa num piscar de olhos, de arrepios a suspiros, é difícil acreditar que ela era a chata de vinte anos de idade, cuja banda percorreu o seu caminho a partir de um disco rígido de uma fanzine há um terço de século atrás. E em “Dancing”, há uma lembrança do que – no meio de todas as trevas e corações partidos – a música pop é para: “I don’t want to talk / I just want to see you dancing / Put a record on / Let the music freeze the air”.    

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