TINDERSTICKS lançam novo single e video “Pinky in the Daylight”

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O novo álbum dos Tindersticks No Treasure but Hope sai dia 15 de novembro de 2019 via City Slang e contém “Pinky in the Daylight”, descrita por Stuart Staples como a primeira canção de amor da banda: “eu sempre escrevi canções de amor que são “eu amo-te, mas ..”…. há sempre problemas… Penso em ‘Pinky’ como minha primeira canção de amor, o que me surpreende.

O coro dePinky in the Daylight” veio até mim através da tela agitada da sombra do sol no convés da velha balsa azul que deixava a ilha grega de Ithaca- um raro momento de contentamento e calma. Uma canção de amor simples, em tempos complicados. Eu queria fazer um filme que capturasse a beleza da ilha e a beleza de Suzanne. Uma carta de amor em filme Super 8 , filmada em Ithaca, e realizada por Stuart A. Staples

Três anos depois do seu último álbum, o cantor Stuart Staples decidiu que o retorno dos Tindersticks pedia algo de especial. “Eu senti que precisávamos ser capazes de fazer algo significativo“, diz. Nenhum álbum dos Tindersticks carece de significado, é claro, mas esses especialistas em música íntima e expansiva aprofundam-se e diversificam-se em No Treasure but Hope. Rico em calor intuitivo, melodias exuberantes e espírito inquisitivo, é um álbum que lança uma nova luz sobre as principais qualidades dos Tindersticks, banhada pelo brilho de uma banda que tenta redescobrir o que pode fazer.

Staples seguiu uma regra: rotas conhecidas deveriam ser evitadas. “Os dois últimos álbuns foram construídos gradualmente até serem finalizados no nosso estúdio a partir de momentos de reprodução e gravação juntos. Quando descobrimos como apresentar as músicas ao vivo, elas alteraram-se. Desta vez, quisemos reverter isso – fazer algo que fosse sobre estar comprometidos com uma música juntos num determinado momento.”

Staples esboçou e escreveu a letra das músicas no outono de 2018 na sua nova casa em Ithaca, Grécia. “As pessoas aqui dizem que Ithaca é o fim da sua jornada”, comenta. “Um destino final…” Enquanto isso, o ricamente envolvente No Treasure but Hope abre seus braços para novas jornadas.

O objetivo de capturar a energia da banda no palco desencadeou um rápido processo de gravação. “Cinco semanas desde as primeiras notas gravadas até a masterização”, maravilha-se Staples, refletindo sobre um trecho que incluía ensaios acústicos ao redor de um piano, seis dias a tocar ao vivo num estúdio de Paris e um dia em Londres para gravar cordas / metais. Esse clima permitiu que os cinco músicos realmente se ouvissem.

O tema de abertura ‘For the Beauty’, parece pairar nos espaços entre o macio piano de Dan McKinna, a guitarra leitosa de Neil Fraser, a bateria escovada de Earl Harvin e as confissões comoventes de Staples. Da mesma forma, “The Amputees” respira nos interstícios entre sua metáfora fértil do título e o balanço melódico do recinto de diversão. O desmaio de “Trees Fall” segue com uma fluência ternamente atenta, mostrando novos sabores nas especificidades universais das letras de Staples. “Há anos que nunca escrevo palavras, elas são apenas cantadas e escritas na minha cabeça. Mas, a cert altura, comecei a escrever palavras. Não as uso todas, mas elas contêm o que quero dizer num momento específico, o que me permite voltar a elas, e convidá-las para uma música.” Noutros temas, arrebatamentos quentes e rupturas ousadas são praticados com destreza. ‘Carrossel’ beneficia da maior participação do baixista / multi-instrumentista McKinna, que contribui com arranjos de cordas / metais e partes de piano ao longo do álbum. O mais sábio dos bálsamos, “Take Care In Your Dreams’“, junta-se às fileiras de músicas do Tindersticks ligadas aos filhos; Enquanto isso, “See My Girls” rompe com as tradições conhecidas dos Tindersticks na sua narrativa provocative, e com uma varredura global controlada. O adorável ‘Old Man’s Gait’ é um roteiro de género para explorar os legados de pai e filho sobre apoio sem peso, com as notas a flutuar no ar, entre os membros da banda. Por fim, ‘Tough Love’ pousa antes que a faixa-título complete um círculo, definindo meditações pessoais em tempos incertos para o piano de McKinna. O resultado é um álbum que sustenta com paixão o compromisso de longa data da banda com a exploração interior.

“An elegant new collection of waltzes, lullabies… and even an unconditional love song” -Uncut

“Tindersticks are proving masters of evolution.” -MOJO

No Treasure But Hope:

1. For The Beauty

2. The Amputees

3. Trees Fall

4. Pinky In The Daylight

5. Carousel

6. Take Care In Your Dreams

7. See My Girls

8. The Old Mans Gait

9. Tough Love

10. No Treasure But Hope

NOVAiDS White-01